15 de out. de 2011

Pseudociese - Gravidez Psicológica.

As alterações hormonais que ocorrem logo após o cio podem fazer com que cadelas e gatas tenham comportamento e sinais clínicos de prenhez, mesmo sem terem acasalado. Geralmente ocorre cerca de 30 dias após o cio e dura um mês. A estimativa é que ocorra de 50 a 70% nas cadelas, ou seja, é relativamente comum.

Como que eu sei se minha cadela está com gravidez psicológica?

Os sinais mais comuns são comportamento de “Ninho”, adoção de objetos inanimados ou filhotes de outras fêmeas, lambedura do abdômen, agressividade, distensão mamária, produção e secreção láctea, ganho de peso e/ou anorexia.
Leve-a no veterinário! Algum tratamento pode ser recomendado, especialmente porque também há relação de tumor de mama em fêmeas que apresentam esta condição depois de repetidos ciclos

Yorkshire macho ou fêmea?

Machos não são melhores animais de companhia do que fêmeas ou vice-versa, mas existem diferenças importantes entre o comportamento de cada um que devem ser levadas em conta na hora da decisão por um animal. Mesmo que você planeje castrar seu amiguinho, é importante considerar certas características , já que elas continuarão presentes no cão, apesar de não tão pronunciadas.

MACHOS

Geralmente são maiores do que as fêmeas e comem mais. São mais pesados, mais altos e mais fortes do que as fêmeas. Em raças pequenas como yorkies a diferença será de alguns centimetros a mais na altura, e maior diferença no peso. Tendem a comer mais do que fêmeas .

Yorkies machos não costumam se socializar bem com outros machos. Isso será ainda mais evidente se houver outras fêmeas na área que estejam no cio.Um yorkie macho geralmente irá formar uma ligação com uma pessoa, enquanto fêmeas tendem a criar laços com várias pessoas. Tendem a se desenvolver sexualmente mais rápido do que as femeas, e podem vagar pela rua , já que podem sentir o cheiro de fêmeas no cio mesmo há muitos km de distância. Se não ficarem fechados em casa, podem sumir por vários dias , em busca da fêmea. Castrar seu yorkie irá minimizar este problema, além de manter sempre portões e portas fechados, é claro.

Machos podem apresentar comportamentos de demarcar território e montar em outros cães. Quando castrados os níveis de testosterona começam a baixar, e a maioria destes comportamentos tendem a desaparecer. Machos castrados com aproximadamente 5 meses nem chegam a levantar a perninha para fazer xixi.

O Macho se torna bastante possessivo com relação à fêmea – mesmo com humanos. Esta pode ser uma preocupação caso você tenha crianças pequenas em casa, ou outros cães, pois o macho pode se tornar agressivo . Qualquer casal de cães deve ser monitorado cuidadosamente. Yorkies machos tendem a ser mais difíceis de treinar do que as fêmeas, são mais inquietos e requerem mais exercícios. Adoram brincar , e costumam agir assim por toda a vida. Seu humor não muda como o das fêmeas. Podem tentar impor sua dominância na casa , mas um treinamento básico resolve este comportamento.

FÊMEAS

Tendem a ser menores do que os machos, entram no cio no mínimo 2 vezes ao ano, por aproximadamente 3 semanas. São mais fáceis de treinar, mas podem facilmente ficar assustadas ou tímidas se tratadas de forma rude ou em tom de voz agressivo. Tendem a criar laços com várias pessoas. Podem ser menos protetoras do que os machos, e mais fáceis de socializar com outros cães.

As fêmeas, assim como os machos, costumam gostar de carinho e colo, mas assim que tiverem o suficiente, elas vão embora. É uma forma de mostrar sua independência. São mais fáceis de treinar, pois costumam prestar mais atenção do que os machos, que se dispersam mais facilmente. São conhecidas por grandes mudanças de humor – podem estar dóceis em um dia e meio ranzinzas no outro.Costumam demonstrar comportamento dominante como montar em outros cães, e a maioria das brigas ocorrem geralmente entre 2 fêmeas.Fêmeas irão brigar com outras fêmeas, mas tendem a ser dar bem com machos. Geralmente um grupo de cães fêmeas irá estabelecer uma hierarquia, e irão se tornar companheiras após esta ordem estar estabelecida.

SEMELHANÇAS

É necessário considerar o tempo, atenção e esforço que será dispendido com o animal – seja macho ou fêmea. Ambos necessitam de exercícios, treinamento, alimentação, carinho e amor. Além disso, check-ups veterinários regulares e vacinação serão necessários para ambos os gêneros.Decidir por uma fêmea ou um macho é uma decisão pessoal . Considere a castração assim que recomendada pelo veterinário, para prevenir doenças e crias indesejadas.

Caso você já tenha outros cães em casa, considere a forma como eles vão interagir. Lembre-se também de procurar por um york que combine com sua personalidade, já que você passará boa parte de sua vida na presença dele, então é importante que vocês estejam na mesma sintonia .

Lembre-se de que criadores profissionais também são uma grande fonte de conhecimento. Converse com um antes de tomar uma decisão.

13 de out. de 2011

Receita do leite artificial para filhotes. Medida para 1 litro.

· 800ml de leite integral

· 200ml de creme de leite

· 4 colheres de sopa de Calcigenol.

· 1 colher de sopa de Vitaminer líquido

·Até os 15 dias de idade, adicionar também uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau; suspendendo-o após este período.

Da terceira até a quarta semanas de vida, engrossar o leite, utilizando três colheres de sopa de leite em pó para um copo de leite de vaca.

O leite da cadela é mais "forte" que o leite de vaca, pois os cães mamam por um período máximo de um mês e precisam ganhar peso e condições para manutenção sem cuidados maternos.

O leite artificial pode ser armazenado em geladeira (não em congelador) durante uma semana, devendo ser retiradas pequenas quantidades que devem ser aquecidas a 40°C antes de utilizadas.

Estimuladas as funções vitais do filhote (temperatura e alimentação), a tratador deve também estimular os reflexos de urina e de defecação. Para tanto, utiliza-se algodão embebido em água morna ou óleo de bebê para massagear delicadamente o ânus e genitais dos filhotes várias vezes ao dia, após a alimentação, como a cadela faz.

O médico veterinário deve ser sempre consultado ao longo de todo o processo de cuidados com filhotes órfãos, principalmente em situações em que onde o tratador observe qualquer alteração na saúde de seus filhotes.

11 de out. de 2011

Tala em Yorkshire Terrier

A tala da orelha do Yorkshire é feita da seguinte maneira:

Corte 50 cm de fita crepe (utilizadas para prender fraldas de bebês)
Segure as duas orelhas por dentro (com um dedo em cada) e coloque-as na posição ereta, sem encostar uma na outra.
Coloque a fita primeiro pela frente e depois passe-a por trás.
E está pronta!
Troque-a se soltar ou se sujar ou a cada 3 dias.
Em algumas semanas seu filhote ficará com as orelhinhas eretas.
O tempo de uso da tala varia conforme a textura de cada orelha.
Se o filhote tiver a textura correta das orelhas elas deverão ficar eretas aos 3 ou 4 meses de idade, época em que a cartilagem da orelha do filhote começa a firmar.
Obs: A tala não funciona em cães adultos de orelhas baixas. Neste caso consulte um veterinário para saber se injeções ajudam.