28 de mai. de 2011

Origem , características , e classificação do Yorkshire.

A raça YORKSHIRE TERRIER não é muito antiga. Há discussões quanto a sua origem.
Segundo historiadores, a raça vem de uma mistura de diferentes tipos de Terrier. A mais aceita fala da combinação entre BLACK TAN, SKIE TERRIER e DANDIE DINMONT. Há quem diga que o MALTÊS também teve participações nesse cruzamento.
A aparência aristocrática do YORKSHIRE esconde um passado de trabalho árduo. A raça foi criada por operários de West Riding, no condado de YORK, na Inglaterra, que buscavam um cão pequeno, fácil de ser carregado e um exímio caçador de ratos em minas de carvão. Somente na era Vitoriana que o cãozinho ganhou status. As damas da aristocracia passaram a adotá-lo como companhia. Na época elas faziam figurino semelhante aos seus vestidos para seus cãezinhos e os carregavam para qualquer lugar.
Da Escócia e da Inglaterra, a raça se difundiu para França, Estados Unidos, Austrália e Japão, foi introduzida no Brasil em 1966.
É certo que os primeiros exemplares da raça chegaram apesar até 7 quilos. Hoje pelo padrão oficial da Federação Cinológica Internacional, eles não podem ultrapassar os 3,100 quilos
É um cão esperto, inteligente e suficientemente capaz de preencher as horas de folga de seu dono com alegria e beleza. Os olhos brilhantes, pelagem sedosa e instinto investigador, fazem de um YORK um companheiro gracioso e irresistível. Na verdade o YORKSHIRE é sinônimo de vida de alegria.
 É um cão pequeno, leal, muito amigo do dono. Excelente para ser criado dentro de casa, em apartamento.É um cão que consome pouca comida, dorme em qualquer cantinho, de preferência na cama do dono e não solta pêlo, além de ser muito resistente a doenças comuns. 
 Apesar de seu tamanho, não é um cão medroso, mas ao contrário, é muito valente. É capaz de mostrar-se hostil a estranhos e se depender do seu alarme, a casa onde mora estará sempre protegida. É um excelente guardião. Na verdade é um bom cão de alarme embora muito bonito não faz amigos com facilidade. Isso ocorre porque possui autoconfiança e altivez, o que lhe empresta um caráter esnobe para com estranhos.
É também um cão audacioso e muito brincalhão. Adora travessuras, principalmente quando ainda é filhote. Portanto deve ser ensinado desde pequeno, o que facilita a convivência quando adulto. Muito inteligente, aprende rápido e sabe muito bem com agradar seu dono. É um excelente cão de família e dentro de casa seus locais preferidos são sofás, camas e tapetes. 
Pequeno no tamanho e com uma pelagem de fazer inveja o YORK é um companheiro ideal para quem busca alegria, companhia e satisfação, mas não possui muito espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.