25 de jul. de 2011

Amamentação e vacinas garantem crescimento saudável de filhote.

A chegada de um novo animal de estimação em casa é sempre motivo de festa, principalmente quando são filhotes. Pequenos, preguiçosos e comilões, eles exigem muita dedicação dos donos. Cuidados com a amamentação e vacinas, por exemplo, são fundamentais para garantir o crescimento saudável desses filhotinhos.
Os primeiros 30 dias, a alimentação do filhote deve ser exclusivamente de leite materno, que é rico em proteínas e gorduras.
Após esse período, recomenda-se ração especial para filhotes e deixe em um pratinho perto deles. “No início, eles vão pisar em cima. Depois de um tempo, começam a cheirar. Aos poucos, se acostumam com a ração e, quando o leite da mãe começar a secar, o filhote já estará adaptado.
Embora os olhos estejam voltados para o filhotinho, a mãe também exige atenção especial neste período. Como gasta muita energia durante a amamentação, o conselho é que o pote de ração da cadela esteja sempre cheio para que ela se alimente quando sentir fome.
São nos primeiros meses de vida também que os donos devem procurar o médico veterinário para que o animal receba as vacinações. A óctupla ou décupla, que protege contra cinomose, parvovirose, parainflueza, hepatite, entre outras, é aplicada quando o cão atinge os 45 dias, com doses de reforço aos 75 e 105 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.