13 de jul. de 2011

A Importância do Pedigree.

O que é?
Pedigree é o documento do cão, ele contém a árvore genealógica de um animal, seus pais, avós e bisavós. É a única garantia de que seu animal seja de raça pura. No pedigree são registrados os títulos de um animal e é através dele que você pode saber se um cão descende de campeões, saber através da árvore genealógica a qual sua linha de sangue seu cão pertence.

Qual a importância?
O pedigree é a única garantia de que seu cão seja de determinada raça. Muitas vezes, cães registrados com pedigree são bem mais caros do que aqueles que não possuem pedigree, mas o que causa a grande diferença de valores não é o custo do documento (registro de pedigree) mas sim a diferença de criação, de qualidade entre os cães, pois para se fazer um acasalamento, um criador sério estuda o pedigree do seu animal, sempre com intuito de selecionar, aprimorar a raça, e sempre estudando a genética de cada linha de sangue para aprimorar sua criação e prevenir possíveis doenças do cruzamento de duas linhas de sangue. Assim, a diferença de valores de um cão com ou sem pedigree, mesmo que grande, compensa em tranqüilidade, pois um cão sem pedigree não lhe confere nenhuma garantia quanto sua procedência, seu temperamento, se muito agressivo ou muito tímido, ou até mesmo se foi criado por algum criador que verificou alguma falha ou incapacitação no cão, que o impossibilitou a retirada da documentação, do Pedigree.
Procure sempre cães com pedigree da Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC, membro da Federação Cinológica Internacional – FCI, que é o único pedigree reconhecido mundialmente, desta forma, um cão brasileiro poderá ter antepassados importados ou ser enviado para outro país.

Lembre-se sempre, o registro, para o criador custa em média R$40 por filhote. Se um criador quiser cobrar mais que isso pelo registro, desconfie.
No pedigree consta o nome do cão, seus pais, avós e bisavós, assim como os títulos dos mesmos, se o tiverem. Também constará o nome do criador/canil, proprietário, data de nascimento, raça, sexo, coloração, e o número do RG do cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.