25 de jul. de 2011

O que causa tártaro em Shih Tzu , Maltês , Yorkshire , e demais raças.

Quando nos relacionamos em um simples bate-papo é possível saber se uma pessoa tem ou não mau-hálito. Com os pets, a proximidade das brincadeiras e os agrados dos donos com seus animais de estimação também podem revelar esse mal, que atinge grande parte da população de cães e gatos.
A principal causa do mau-hálito, segundo estudos veterinários , é o tártaro. “O tártaro está presente na dentição de cerca de 80% dos animais adultos e na maioria dos casos é ele o responsável pelo mau-hálito, e não os problemas estomacais, que geralmente arcam com a culpa”.
A formação do tártaro nos dentes de cães e gatos é um fator normal e se deve ao acúmulo de comida que fica retida nos dentes. “Dificilmente, a higienização bucal é feita após cada uma das refeições do pet. Os restos de alimento acumulados servem de nutrientes para bactérias que aderem aos dentes e formam a placa bacteriana. Aos poucos existe a mineralização dessas placas e forma-se, então, o cálculo dentário”.
A idade, a dieta alimentar e até a capacidade de defesa do organismo de cada pet são fatores de influência para determinar o aparecimento e a quantidade de tártaro no pet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.