14 de jul. de 2011

Manutenção do Shih Tzu durante o tempo frio.

Quando a temperatura começa a baixar, não são só os humanos que sentem frio, os animais também. Os mais afetados são os de pelagem curta. Algumas raças, como o Husky Siberiano, o Malamute do Alaska, São Bernardoe nosso Shih-Tzu, possuem características que os fazem mais resistentes ao frio (sub pelo e maior camada de gordura sob a pele). Porém nossos Shih-Tzus possuem o canal nasal muito curto, o que pode lhe trazer no mínimo desconforto respiratório e quanto mais curto for pior será para o peludo. Podemos observar que no frio, algumas doenças aparecem com maior frequência. Por isso, devemos preparar nossos animais para atravessarem o inverno.
Eles podem apresentar sinais clínicos, tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza. Damos o nome a esse quadro de traqueobronquite ou "tosse dos canis". Essa doença pode aparecer em qualquer época do ano, porém há uma maior predisposição nos meses frios. A tosse dos canis pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, e é altamente contagiosa entre os cães através do contato direto entre os animais. assim como os humanos apresentam em estados de resfriados e gripais. A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e é altamente contagiosa entre os cães através do contato direto entre os animais.
Além das doenças respiratórias, os animais idosos com problemas osteoarticulares como artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco, passam a sentir mais dor quando expostos a baixas temperaturas.
Choques de temperatura, como dar banho, secar o cão com secador (em casa ou pet shop) e sair em seguida com ele na rua, será prejudicial, seja ele jovem ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.