14 de jul. de 2011

Manutenção do Shih Tzu. O pêlo .

Não poderíamos deixar de postar sobre a manutenção, pois para um shih-tzu isso é fundamental, pois trata-se de cuidados especiais, que diferem de muitas outras raças e o que não são apenas como o básico, água, comida e um local para dormir, mas um verdadeiro ritual onde o mesmo não permanece somente no aspecto beleza mas sim, em necessidades para uma vida mais saudável.
Quando filhote, já deve-se ir acostumando-o com escovação, mesmo que somente como brincadeira, afinal, ele precisará conviver com ela pelo resto de sua vida. Principalmente se o seu dono optar por manter o pelo longo, o que lhe trará mais beleza e com certeza trabalho dobrado.
À medida em que o filhote vai crescendo, juntamente com ele crescem os pelos, e devemos ir tosando, mesmo que tenhamos optado por pelos longos, é a TOSA HIGIÊNICA, em baixo das patinhas, o que proporciona, melhora na respiração (sua auto-refrigeração), evita proliferação de fungos nas patinhas, e facilita o reconhecimento de diferentes tipos de piso/chão, o que vem a ajudar na hora de aprender o local para suas necessidades fisiológicas.
Sua pelagem necessita de banhos regulares no mínimo um banho por semana e acompanhado de condicionador que é indispensável, também ao menos 1 X ao mês uma hidratação mais completa.
NUNCA, escove o pelo seco, isso o torna quebradiço e ele parece parar de crescer, pois quebra na metade, utilize uma mistura de 4 partes de água morna para uma parte de hidratante para o pelo, misture dentro de um frasco com válvula de spray, aguarde esfriar e passe por toda a pelagem sem chegar à pele, escove e seque ao mesmo tempo. Ele precisa ser escovado quase que diariamente, isso vai depender do quanto o seu shih-tzu embola os pelos, há alguns que precisam ser escovados todos os dias, já outros a cada dois dias, eles são indivíduos e assim sendo um é diferente do outro em suas particularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.