24 de jul. de 2011

Ensinando seu Shih Tzu a fazer xixi e cocê no lugar correto.

Xixi e cocô no lugar certo, não é difícil ensiná-lo. No começo deixe o filhote numa área restrita (uma lavanderia, por exemplo) toda forrada com jornal. O espaço não precisa ser muito grande e vai variar com o tamanho do filhote. Deixe o cãozinho a maior parte do tempo nessa área e tire-o somente para brincar. Obrigatoriamente, ele fará suas necessidades sobre o jornal e ficará condicionado.
Deixe-o por uma semana nesse espaço reservado e, aos poucos, vá aumentando a área e o acesso ao resto da casa, a medida em que você observa que ele procura o jornal para urinar e defecar. Caso seu cão não esteja entendendo bem o seu recado e insista no erro, reavalie seus métodos. Quando ele fizer no lugar errado, diga um "NÃO" bem firme. Comunique-se com palavras breves. Coloque-o sobre o jornal e diga "AQUI " com voz suave, e acaricie seu amigão. Desta forma ele perceberá a diferença entre o que é certo e o que é errado.
Quando ele começar a freqüentar as ruas, em pouco tempo se acostumará a fazer fora de casa. E você, como um cidadão consciente, levará um jornal ou saquinho plástico para recolher das ruas as fezes de seu cão, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.