12 de jul. de 2011

Você está preparado para ter um Shih Tzu?

1 - Assumir total responsabilidade por este cão e todas as suas necessidades pelos próximos 10-18 anos?

2 - Investir tempo, dinheiro e paciência para treinar seu cão a fim de que ele se torne um bom companheiro?

3 - Sempre manter o cão seguro - não soltá-lo ou deixá-lo fora de sua casa acorrentado?

4 - Certificar-se de que seu cão tenha bastante atenção e exercício?

5 - Gastar o necessário para prestar todos os cuidados veterinários adequados, incluindo às vacinas e check-ups anuais?

6 - Cuidar da pelagem de seu cão? Você deve pelo menos ser responsável pela sua manutenção diária. Se você não pode fazer isso, poderá levá-lo diariamente a quem preste esse serviço e/ou estar disposto a mantê-lo em um "corte de filhote?" (se você quer deixá-lo com a pelagem longa e luxuosa, saiba que terá ao menos que escová-lo de dois em dois dias e todos os dias limpar seus olhos com soro fisiológico, fazer sua chuquinha, a fim de que os pêlos não machuquem os olhos e dar banho uma vez por semana. Se você pretende levar seu cão para "pet shop", lembre-se que eles não têm obrigação de tirar os nós de uma semana inteira. Caso não queria ou não possa escová-lo, opte por uma tosa filhote. Pelagens longas e luxuosas exigem dedicação diária!).

7 - Oferecer-lhe uma ração de boa qualidade e dar-lhe um abrigo dentro de sua casa, com caminha, bebedouro de bilha, potinho de comida e brinquedos? (o Shih tzu não é um cão que possa ou deva ser criado no quintal da sua casa, ele é um cão de companhia e que ama estar perto do seu dono de estimação).

8 - Continuar a aceitar a responsabilidade para com o cão, apesar das mudanças inevitáveis da vida, como bebês recém-nascidos, crianças indo para a escola, ou volta ao trabalho?

9 - Se responsabilizar pelo cão mesmo depois que seu filho perca o interesse por ele? (Levar para casa animais apenas porque os filhos querem, não é o motivo certo. Por mais bem intencionadas que sejam as crianças, cuidar de um Shih Tzu é tarefa para adultos e depois que o cão deixa de ser novidade, não deve ser negligenciado, doado ou abandonado.)

10- Resistir à compra por impulso e ter a paciência para fazer uma escolha responsável?

Caso tenha respondido sim a todas as perguntas acima (desde que, de forma honesta), você pode se considerar preparado para começar a entrar em contato com os criadores. Comece cedo porque a maioria dos criadores responsáveis tem uma lista de espera e reproduzem de forma limitada. Lembre-se, vale à pena esperar pelo cão certo! E o seu Shih Tzu fará parte da sua família por muitos anos e agora não é hora de barganhar! O barato custa caro!



Mas você pode ter algum conhecido que tem (ou pode ter comprado) um Shih tzu em uma "pet shop", feirinha de filhotes ou de criadores de muitas raças e que teve grande sucesso. Contudo, é sempre prudente lembrar que cães podem ter problemas de saúde ou de temperamento devido à falta de conhecimento sobre as doenças genéticas da raça. Se um criador cria diversas raças de cães, ele não pode se dedicar o suficiente para se tornar realmente bem informado sobre todas as raças que cria. E se ele produzir em grande quantidade, ou seja, houver várias ninhadas de uma vez, é muito difícil que ele possa dar aos filhotes a atenção de que precisam e normalmente indica que o principal objetivo da criação é o lucro, ao invés de um sincero desejo de promover a melhoria da raça.


Quando entrar em contato com os criadores, seja cortês, honesto ao explicar seu estilo de vida, nível de atividade da sua família, a sua experiência com cães, o seu conhecimento sobre o Shih Tzu, para que possam lhe ajudar a encontrar o melhor companheiro.

Por fim, lembre-se COR, IDADE, SEXO e TAMANHO é o que menos importa na hora de escolher o seu melhor amigo pelos próximos 10-18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.